top of page

CURRÍCULOS DOS EXAMES

Faixa Branca (10° & 9º Gub) p/ Faixa Amarela (8° Gub)

 

Poomsae:

 

  • Kibon Donjak Nº 10 (infantil – até 08 anos);

  • Kibon Poomsae (acima de 09 anos);

 

Técnicas de Mãos (Son Kisul):

  1. Narani Sogui Montong Jireugui (com troca na contagem);

       (base frontal alta paralela e ataque com soco direto no peito (Plexo)).

 

   2. Juntchum Sagô Dubon Montong Jireugui;

       (base frontal baixa paralela (cavaleiro) e ataque duplo de soco direto no peito (Plexo)).

 

   3. Ap Kubi Montong Bandê Jireugui;

       (base frontal baixa estendida e ataque com soco direto no peito (Plexo) do mesmo lado da perna de base).

 

   4. Ap Kubi Olgul Bandê Jireugui;

       (base frontal baixa estendida e ataque com soco direto no rosto do mesmo lado da perna de base).

 

   5. Ap Kubi Arê Makki;

       (base frontal baixa estendida e defesa frontal para baixo c/ o antebraço e mão fechada).

 

   6. Ap Kubi Montong An Makki;

       (base frontal baixa estendida e defesa frontal no meio c/ o antebraço de fora p/ dentro e mão fechada).

 

   7. Ap Kubi Montong Bacat Makki;

       (base frontal baixa estendida e defesa frontal no meio c/ o antebraço de dentro p/ fora e mão fechada).

 

   8. Ap Kubi Olgul Makki;

       (base frontal baixa estendida e defesa frontal acima da cabeça, c/ o antebraço e mão fechada).

Técnicas de Pernas (Bal Kisul):

  1. (Duit Bal) Bandal Tchagui (perna de trás);

      (chute lateral com o “peito” do pé na cintura).

  2. (Duit Bal) Bakat Tchagui (perna de trás);

      (chute semicircular de dentro para fora no rosto).

 

  3. (Duit Bal) AP Tchagui (perna de trás);

      (chute frontal, de baixo p/ cima, flexionando o joelho, no rosto).

  4. (Duit Bal) AN Tchagui (perna de trás);

      (chute semicircular de fora para dentro no rosto).

  5. Bandal Tchagô, Bandal Tchagui;

      (chute lateral com o “peito” do pé na cintura e chute lateral com o “peito” do pé na cintura).

 

  6. Bandal Tchagô, Bacat Tchagui;

      (chute lateral com o “peito” do pé na cintura e chute semicircular de dentro para fora no rosto).

 

  7. Bandal Tchagô, Ap Tchagui;

      (chute lateral com o “peito” do pé na cintura e chute frontal de baixo p/ cima no rosto).

  8. Bandal Tchagô, An Tchagui;

      (chute lateral com o “peito” do pé na cintura e chute semicircular de fora para dentro no rosto).

Luta:

 

  • Máximo de 02 lutas;

Faixa Amarela (8º Gub) p/ Faixa Amarela Ponta-verde (7º Gub)

 

Poomsae:

 

  • Kibon Donjak Nº 08;

  • Tae Guk IL Jang;

 

Técnicas de Mãos (Son Kisul):

 

  1. Ap Kubi Palmok Arê Makkô – Barô Montong Jireugui;

      (base frontal estendida e defesa embaixo c/ o antebraço (dedos voltados p/ baixo e a palma da mão fechada) – trocando c/ soco centralizado no 

      peito (“Plexo”)).

  2. Ap Kubi Montong Makkô – Barô Olgul Jireugui;

      (base frontal estendida e defesa no meio c/ o antebraço de “fora p/ dentro” (dedos voltados p/ o rosto e a palma da mão fechada) – trocando c/ soco

      centralizado no rosto).

  3. Ap Kubi Bacat Palmok Montong Makkô – Barô Montong Jireugui;

      (base frontal estendida e defesa no meio c/ o antebraço de “dentro p/ fora” (dedos voltados p/ frente e a palma da mão fechada) – trocando c/ soco

      centralizado no peito (“Plexo”)).

  4. Ap Kubi Palmok Olgul Makkô – Barô Olgul Jireugui;

      (base frontal estendida e defesa acima da cabeça c/ o antebraço (dedos voltados p/ frente e a palma da mão fechada) – trocando c/ soco

      centralizado no rosto).

 

Técnicas de Pernas (Bal Kisul):

 

  1. (Duit Bal) Mirô Tchagui (perna de trás);

      (chute frontal empurrando c/ a “sola” do pé p/ frente).

  2. (Duit Bal) Doliô Tchagui (perna de trás);

      (chute lateral semicircular c/ o “peito” do pé no rosto).

  3. (Duit Bal) Yop Tchagui (perna de trás);

      (chute lateral c/ a “faca” do pé no peito).

  4. (Duit Bal) Néryô Tchagui (perna de trás);

      (chute frontal c/ a “sola” do pé de cima p/ baixo no rosto).

  5. Bandal Tchagô, Mirô Tchagui;

      (chute lateral com o “peito” do pé na cintura e chute frontal empurrando c/ a “sola” do pé p/ frente).

  6. Bandal Tchagô, Doliô Tchagui;

      (chute lateral com o “peito” do pé na cintura e chute lateral semicircular c/ o “peito” do pé no rosto).

  7. Bandal Tchagô,  Yop Tchagui;

      (chute lateral com o “peito” do pé na cintura e chute lateral c/ a “faca” do pé no peito).

  8. Bandal Tchagô, Néryô Tchagui;

      (chute lateral com o “peito” do pé na cintura e chute frontal c/ a “sola” do pé de cima p/ baixo no rosto).

 

Ataque e Defesa:

 

  • (SAMBODERION) Serão 06 movimentos: sendo 03 ataques c/ soco no meio, simultaneamente com 03 defesas (faca da mão) e finalização c/ um contra-ataque SIMPLES, sendo 03 de mãos e 03 de pernas (todos na base AP KUBI);

 

Luta:

 

  • Máximo de 02 lutas;

Faixa Amarela Ponta-verde (7º Gub) p/ Faixa Verde (6º Gub)

 

Poomsae:

 

  • Kibon Donjak Nº 07

  • Tae Guk I Jang;

Técnicas de Mãos (Son Kisul):

 

  1. Ap Kubi Palmok Otkorô Arê Makki;

      (base frontal estendida e defesa embaixo, cruzando os antebraços simultaneamente de cima p/ baixo (dedos voltados p/ baixo e as palmas das     

      mãos fechadas).

 

  2. Ap Kubi DuJumok Jetchô Montong Tchigui;

      (base frontal estendida e ataque no meio c/ as mãos fechadas em forma de “gancho” simultaneamente).

  3. Ap Kubi Bacat Palmok Retchô Montong Makki;

      (base frontal estendida e defesa no meio, cruzando e abrindo os antebraços simultaneamente de dentro p/ fora (dedos voltados p/ frente e as

      palmas das mãos fechadas).

  4. Ap Kubi Dusonnal Olgul Tchigui;

      (base frontal estendida e ataque simultâneo em cima c/ a “faca” das mãos no pescoço).

 

Técnicas de Pernas (Bal Kisul):

 

   1. Néryô Tchagô, Timio Ap-bal Bandal Tchagui;

       (frontal c/ a “sola” do pé de cima p/ baixo no rosto em forma de “chicote”, seguido de chute lateral semicircular c/ o “peito” do pé na cintura       

       SALTANDO e chutando c/ a perna da frente)..

 

   2. Doliô Tchagô, Timio Ap-bal Yop Tchagui;

       (chute lateral semicircular c/ o “peito” do pé no rosto, seguido de chute lateral c/ a “faca” do pé no peito SALTANDO e chutando c/ a perna da

       frente).

 

   3. Tora Yop Tchagô, Timio Ap-bal Furiô Tchagui;

       (chute giratório c/ a “faca” do pé no peito, seguido de chute lateral c/ a “sola” do pé no rosto SALTANDO e chutando c/ a perna da frente).

   4. Dubal Tchagô, Timio Ap Tchagui;

       (dois chutes semicirculares c/ o “peito” do pé p/ dentro, seguido de chute frontal c/ a “sola” do pé no rosto SALTANDO e trocando no ar em forma de

       “Bicicleta”).

 

Ataque e Defesa:

 

  • (SAMBODERION) Serão 06 movimentos: sendo 03 ataques c/ soco no meio, simultaneamente com 03 defesas (faca da mão) e finalização c/ um contra-ataque DUPLO, sendo 03 de mãos e 03 de pernas (todos na base AP KUBI);

 

Luta:

 

  • Mínimo de 02 lutas;

 

Quebramentos:

 

  • Timio Ap bal AP Tchagui (Placa de Borracha) – “Apresentação”;

Faixa Verde (6º Gub) p/ Faixa Verde Ponta-azul (5º Gub)

 

Poomsae:

 

  • Kibon Donjak Nº 06

  • Tae Guk Sam Jang;

  • Tae Guk IL Jang;

Técnicas de Mãos (Son Kisul):

 

  1. Duit Kubi Hansonnal Arê Makki;

      (base lateral em “L” e defesa embaixo c/ a “faca” da mão).

  2. Duit Kubi Hansonnal Montong Makki;

      (base lateral em “L” e defesa no meio c/ a ”faca” da mão p/ frente).

  3. Duit Kubi Batanson Nulô Makki;

      (base lateral em “L” e defesa no meio c/ a palma da mão de cima p/ baixo em forma de um “Tapa”).

  4. Duit Kubi Batanson AN Makki;

      (base lateral em “L” e defesa no meio c/ a palma da mão empurrando p/ fora e c/ os dedos voltados p/ cima).

 

Técnicas de Pernas (Bal Kisul):

 

  1. (Duit Bal) Dubal Bandal Tchagui (perna de trás), Tora Duit Tchagui;

       (dois chutes diagonais e seqüenciais c/ o peito dos pés na cintura, seguido de chute giratório de 180º pelas costas (sem olhar) c/ o

       “calcanhar” (coice) no peito (Plexo)).

 

   2. (Duit Bal) Bandal Tchagô, Bandê Furyô Tchagui (perna de trás);

       (chute lateral com o peito do pé na cintura, seguido de chute lateral c/ a “sola” do pé e mesma perna no rosto).

 

   3. An Tchagô, Tora Mondolio Furyô Tchagui (perna de trás);

       (chute frontal semicircular de fora p/ dentro, seguido de chute giratório de 180º pelas costas (olhando) c/ a “sola” do pé no rosto).

 

   4. (Duit Bal) Duban Doliô Tchagui (perna de trás), Torguê Bandal Tchagui;

       (dois chutes laterais c/ o peito dos pés (mesmo lado) na cintura e no rosto s/ pôr o pé no chão, seguido de chute giratório de 360º pelas costas c/ o

       peito do pé na cintura (fintando c/ a perna de trás)).

 

Ataque e Defesa:

 

  • (SAMBODERION) Serão 06 movimentos: sendo 03 ataques c/ soco no meio, simultaneamente com 03 defesas (faca da mão) e finalização com um contra-ataque SIMPLES + QUEDA, sendo os 06 movimentos de mãos (todos na base DUIT KUBI);

 

Raquete:

 

  • Sequência de NARÊ TCHAGUI (alternando as pernas sem pausar) - 50 chutes no total (sem tempo definido);

 

Luta:

 

  • Mínimo de 02 lutas;

 

Quebramento:

 

  • Timio Yop Tchagui com 01 ou 02 obstáculos (Placa de Encaixe) – “Apresentação”;

Faixa Verde Ponta-azul (5º Gub) p/ Faixa Azul (4º Gub)

 

Poomsae:

 

  • Kibon Donjak Nº 5

  • Tae Guk Sá Jang;

  • Tae Guk Sam Jang;

 

Técnicas de Mãos (Son Kisul):

 

  1. Duit Kubi Dupalmok Arê Makkô Bandê Doliô Tok Tchigui;

       (base lateral baixa em “L” e defesa dupla para baixo c/ a duas mãos fechadas e ataque c/ o dorso da mão na lateral da cabeça do mesmo lado do

       pé da frente).

 

   2. Duit Kubi Dusonnal Montong Bacat Makkô Barô Montong Jireugui;

       (base lateral baixa em “L” e defesa dupla no meio c/ as “facas” das mãos de dentro p/ fora (palma da mão virada p/ frente e a outra p/ cima) e

       ataque de soco com a mão contrária no peito (Plexo)).

 

   3. Duit Kubi Keumgang Makkô Bandê Mejumok Doliô Tchgui;

       (base lateral baixa em “L” e defesa dupla p/ baixo e p/ cima c/ as mãos fechadas abrindo simultaneamente e ataque c/ a lateral da mão fechada na 

       cabeça do mesmo lado do pé da frente).

 

   4. Duit Kubi Otkorô Dupalmok Olgul Makkô Barô Hansonnal Mok Tchigui;

       (base lateral baixa em “L” e defesa cruzada para cima c/ as duas mãos fechadas acima da cabeça e ataque c/ a faca da mão contrária no pescoço).

 

Técnicas de Pernas (Bal Kisul):

 

  1. (Duit Bal) Pitrô Tchagô (perna de trás), Torguê Doliô Tchagui;

       (chute diagonal cruzado p/ fora c/ o do pé na cintura, seguido de chute giratório de 360º pelas costas c/ o peito do pé no rosto (fintando c/ a perna

       de trás)).

 

   2. (Duit Bal) Doliô Tchagô (perna de trás), Timio Tora Duit Tchagui;

       (chute lateral semicircular c/ o “peito” do pé no rosto, seguido de chute giratório de 180º saltando pelas costas c/  o “calcanhar” (coice) no peito

       (Plexo).

 

   3. Torguê Bandal Tchagô, Timio An Tchagui;

       (chute giratório de 360º pelas costas c/ o peito do pé na cintura (fintando c/ a perna de trás), seguido de chute semicircular de fora p/ dentro

       saltando c/ a perna de trás (perna oposta)).

 

   4. (Duit Bal) Tora Yop Tchagô, Mondoliô Furyô Tchagui (perna de trás);

       (chute giratório de 180º pelas costas (sem olhar) c/ o “calcanhar” (coice) no peito (Plexo), seguido de chute giratório de 180º pelas costas c/ a “sola”

       do pé no rosto em forma de “gancho”).

 

 Ataque e Defesa:

 

  • (SAMBO-DERION) Serão 06 movimentos: sendo 03 ataques c/ soco no meio, simultaneamente com 03 defesas (faca da mão) e finalização com contra-ataque DUPLO + QUEDA, sendo os 06 movimentos “mesclados” entre as mãos e as pernas (todos na base DUIT KUBI);

 

Raquete (Resistência – 01):

 

  • Seqüência de Ap Bal (perna da frente) Bandal Tchagui (Narê Tchagui – sem parar no mínimo de 50 chutes em 30”(segundos) p/ cada lado);

 

Luta:

 

·Mínimo de 02 lutas;

 

Quebramento:

 

  • Timio Tora Tit Tchagui (Placa de Encaixe) – “Apresentação”;

Faixa Azul (4º Gub) p/ Faixa Azul Ponta-vermelha (3º Gub)

 

Poomsae:

 

  • Kibon Donjak Nº 4

  • Tae Guk Oh Jang (4º Gub);

  • Tae Guk Sa Jang (5º Gub);

 

Técnicas de Mãos (Son Kisul):

 

  1. Duit Kubi Sonnal Montong Makô – Ap Kubi Barô Godurô Palkub Doliô Tchigui;

      (base lateral em “L” e defesa c/ a “faca” das mãos de dentro p/ fora no meio (linha do peitoral), mudando subseqüentemente p/ a base frontal

      estendida e atacando c/ o cotovelo oposto de lado no rosto adversário apoiando-o na palma da mão correspondente à mesma perna em avanço     

      (perna da frente));

 

  2. Duit Kubi Bacat Palmok Montong Makô – Ap Kubi Pyonjok Montong Tchigui;

      (base lateral em “L” e defesa c/ o antebraço de dentro p/ fora no meio (linha do peitoral) e c/ a mão fechada (dedos voltados p/ o frente), mudando

      subseqüentemente p/ a base frontal estendida e atacando c/ o cotovelo oposto sendo puxado c/ à palma da mão (nuca) correspondente à mesma

      perna em avanço (perna da frente) até o encontro de ambos formando um “quadrado” à frente e na linha do “plexo” do adversário);

 

  3. Duit Kubi Godurô An Palmok Montong Makô – Ap Kubi Barô Palkub Oliô Tchigui;

      (base lateral em “L” e defesa c/ o antebraço invertido de dentro p/ fora no meio (linha do peitoral) e c/ a mão oposta (dedos voltados p/ baixo)

      apoiada no cotovelo; ambas as mãos fechadas, mudando subseqüentemente p/ a base frontal estendida e atacando c/ o cotovelo oposto de baixo p/

      cima no queixo do adversário);

 

  4. Duit Kubi Sonnal Arê Makô – Ap Kubi Tchebí Poom Mok Tchigui;

      (base lateral em “L” e defesa simples c/ a “faca” das mãos de cima p/ baixo, sendo que mão da frente os dedos ficam apontados p/ baixo e a mão

      oposta apoiada no peito (linha do plexo) c/ a “palma” virada p/ cima, mudando subseqüentemente p/ a base frontal estendida e atacando e

      defendendo simultaneamente c/ as “facas” das mãos no pescoço (mão oposta) e acima da cabeça correspondente à mesma perna em avanço

      (perna da frente));

 

Técnicas de Pernas Combiandas (Bal Kisul Derion):

 

  1. (Duit Bal) Dubal Bandal Tchagô, Néryô Tchagui;

       (dois chutes diagonais (P/ DENTRO) c/ o “peito” dos pés na cintura (PERNA DE TRÁS), seguidos de chute frontal c/ a “sola” do pé de cima p/ baixo

       no peito ou rosto adversário).

 

   2. (Duit Bal) Dubal Bandal Tchagô, Doliô Tchagui;

       (dois chutes diagonais (P/ DENTRO) c/ o “peito” dos pés na cintura (PERNA DE TRÁS), seguidos de chute lateral c/ o “peito” do pé no rosto

       adversário).

 

   3. (Duit Bal) Dubal Bandal Tchagô, Torguê Bandal Tchagui;

       (dois chutes diagonais (P/ DENTRO) c/ o “peito” dos pés na cintura (PERNA DE TRÁS), seguidos de chute giratório chute giratório de 360º pelas

       costas c/ o peito do pé na cintura (fintando c/ a perna de trás)).

 

   4.(Duit Bal) Dubal Bandal Tchagô, Mondoliô Furyô Tchagui;

       (dois chutes diagonais (P/ DENTRO) c/ o “peito” dos pés na cintura (PERNA DE TRÁS), seguidos de chute giratório de 180º pelas costas c/ a

       “sola” do pé no rosto em forma de “gancho”).

Ataque e Defesa:

 

  • Serão 06 movimentos p/ cada faixa, contendo: 02 ataques c/ soco (mesma perna – mesmo braço) no meio avançando da base AP SOGUI (Kyonumsé), simultaneamente com 02 defesas (faca da mão) – (BASE AP KUBI) e finalização com um contra-ataque LIVRE + QUEDA, sendo estes, 03 movimentos de mãos e 03 de pernas (todos na base JUNTCHUM SOGUI);

Precisão:

 

  • Chutes: DOLIÔ TCHAGUI & FURIÔ TCHAGUI (máximo de 03 (três) tentativas com cada perna;

 

Habilidade e Reflexo:

 

  • Seqüência de chutes variados com o peito e/ou sola do pé na linha da cintura e rosto sem parar num período de 1’ (minuto) e sem sair do lugar;

Luta:

 

  • Mínimo de 03 lutas;

 

Quebramento:

 

Dois chutes “saltando” e de livre escolha, sendo um de frente / lado e outro giratório;

Faixa Azul Ponta-vermelha (3º Gub) p/ Faixa Vermelha (2º Gub)

 

Poomsae:

 

  • Kibon Donjak Nº 3

  • Tae Guk Yuk Jang (3º Gub);

  • Tae Guk Oh Jang (4º Gub);

 

Técnicas de Mãos (Son Kisul):

 

  1. Duit Kubi Bacat Palmok Montong Makô – (Duit) Coa Sagô Mê Jumok Néryô Olgul Tchigui;

      (base lateral em “L” e defesa simples c/ o antebraço de dentro p/ fora no meio (linha do peitoral) e c/ a mão fechada (dedos voltados p/ frente),

      mudando subseqüentemente p/ a base c/ as pernas cruzadas e flexionadas (perna de trás c/ ponta do pé apoiada) e ataque c/ mão fechada de cima

      p/ baixo em forma de “martelo” na altura da cabeça;

 

  2. Juntchum Sagô Hansonnal Montong Makô – Ap Kubi Barô Kal-Tchebí Aguson Olgul Tchigui;

      (base “paralela” (posição do cavaleiro) e defesa c/ a “faca” da mão de fora p/ dentro no meio (linha do peitoral) e palma da mão voltada p/ o rosto,

      mudando subseqüentemente p/ a base frontal estendida e atacando c/ a mão oposta e aberta na linha do pescoço e a outra servindo de apoio no

      antebraço;

  3. Juntchum Sagô Arê Makô – Ap Kubi Barô Kungang AP Tchirigui;

      (base “paralela” (posição do cavaleiro) e defesa c/ o antebraço de cima p/ baixo (linha da coxa), mudando subseqüentemente p/ a base frontal

      estendida e atacando c/ soco no meio (linha do peitoral) simultâneo c/ uma defesa c/ o antebraço acima da cabeça e mão fechada;

 

  4. Duit Kubi Batanson Montong Makô – Juntchum Sagô Godurô Palkub Montong Yôp Tchirigui;

      (base lateral em “L” e defesa c/ a palma da mão de fora p/ dentro (linha do peitoral), mudando subseqüentemente p/ a base “paralela” (posição do

      cavaleiro) e ataque c/ a ponta do cotovelo no meio (linha da axila) apoiando c/ a mão oposta e empurrando;

 

Técnicas de Pernas Combinadas (Bal Kisul Derion):

 

  1. Timio Ap-bal Mirô Tchagô, Bandal-Doliô Tchagui;

       (chute frontal c/ o “sola” do pé emburrando para frente na cintura saltando c/ a perna da frente, seguidos de dois chutes diagonais (P/ DENTRO)

       seqüenciais c/ o “peito” dos pés (PERNA DE TRÁS) na cintura e no rosto do adversário).

 

   2. Timio Ap-bal Néryô Tchagô, Redon Duit Tchagui;

       (chute frontal c/ o “sola” do pé de cima p/ baixo no rosto saltando c/ a perna da frente, seguido de chute giratório de 360º c/ o “calcanhar” (coice) no

       peito (Plexo) (fintando c/ a perna de trás p/ frente e trocando no ar)).

 

   3. Timio Ap-bal Yop Tchagô, (Bandê) Furyô Tchagui;

       (chute lateral c/ a “faca” do pé no peito saltando c/ a perna da frente, seguido de chute lateral c/ a “sola do pé” no rosto do adversário c/ a mesma

       perna).

 

   4. Timio Ap-bal Doliô Tchagô, Timio Tora Tit Tchagui;

       (chute lateral c/ o “peito” do pé no rosto saltando c/ a perna da frente, seguido de chute giratório de 180º pelas costas c/ o “calcanhar” (coice) no

       peito (Plexo) saltando).

 

Ataque e Defesa:

 

  • Serão 06 movimentos p/ cada faixa, contendo: 02 ataques c/ soco (mesma perna – mesmo braço) no meio avançando da base AP SOGUI (Kyonumsé), simultaneamente com 02 defesas (faca da mão) – (BASE AP KUBI) e finalização com um contra-ataque LIVRE + QUEDA, sendo estes, 03 movimentos de mãos e 03 de pernas (todos na base JUNTCHUM SOGUI);

Raquete (Resistência – 01):

 

  • Seqüência de chutes Dubal Bandal Tchagui (Narê Tchagui – mínimo de 50 chutes sem parar no período de 30" (segundos) e sem sair do lugar);

 

Habilidade e Reflexo:

 

  • Seqüência de chutes variados com o peito e/ou sola do pé na linha da cintura e rosto sem parar num período de até (1’) minuto e sem sair do lugar;

Luta:

 

  • Mínimo de 01 luta contra 02 adversários;

  • Mínimo de 02 lutas usando protetor de Tórax (Hogú Kyorugui);

 

Quebramento:

 

  • Dois chutes “saltando e/ou girando” e de livre escolha, sendo um de frente / lado e outro giratório;

 

Conhecimentos Gerais:

 

Juramento do Taekwondo

 

Eu prometo:

  • Observar as regras do Taekwondo;

  • Respeitar o Instrutor e meus Superiores;

  • Nunca fazer MAU uso do Taekwondo;

  • Ser campeão da liberdade e Justiça;

  • Construir um mundo mais pacífico.

Faixa Vermelha (2º Gub) p/ Faixa Vermelha Ponta-preta (1º Gub)

 

Poomsae:

 

  • Kibon Donjak nº 2

  • Tae Guk Tchil Jang (2º Gub);

  • Tae Guk Yuk Jang (3º Gub);

Técnicas de Mãos (Son Kisul):

 

  1. Juntchum Sagô Santul Makô – (Duit) Coa Sagô Dung Jumok AP Tchigui;

      (Base “paralela” (posição do cavaleiro) cruzando as mãos fechadas abaixo e abrindo c/ duas defesas simultâneas de antebraço, paralelas e

      alinhadas com o topo da cabeça, avançando e mudando subseqüentemente p/ a base c/ as pernas cruzadas e flexionadas (perna de trás c/ ponta

      do pé apoiada) e atacando c/ o dorso da mão fechada de frente p/ o rosto adversário);

 

  2. Juntchum Sagô Hansonnal Montong Makô – Ap Kubi Barô Palkub Doliô-Hansonnal Olgul Tchigui;

      (Base lateral c/ os pés paralelos (cavaleiro) defendendo c/ a “faca” da mão no meio (linha do peitoral), mudando subseqüentemente p/ a base frontal

      estendida c/ dois ataques seqüenciais sendo o primeiro c/ o cotovelo oposto de lado no rosto seguido de um ataque c/ a “faca” da mão invertida

      (palma voltada p/ baixo) no pescoço usando a mesma mão do primeiro ataque;

 

  3. Bom Sagô Godurô Batanson Montong Makô / Dung Jumok AP Tchigui – Ap Kubi Dubon Gauê Maki;

      (Base frontal c/ as pernas flexionadas (perna da frente c/ a ponta do pé apoiada) – (base do Tigre) e defendendo c/ a palma da mão oposta ao pé da

      frente no meio (linha do peitoral) e c/ o cotovelo apoiado na outra mão (fechada), seguido de ataque frontal c/ o “dorso” da mesma mão de defesa no

      rosto adversário, mudando subseqüentemente p/ a base frontal estendida e promovendo duas defesas simultâneas c/ os antebraços no meio (linha

      do peitoral) e abaixo da cintura seqüencialmente em duas trocas finalizando c/ a mão debaixo do mesmo lado da perna à frente);

Técnicas de Pernas Combinadas (Bal Kisul Derion):

 

  1. (Duit Bal) An-Yop Tchagô – Torguê Doliô Tchagui;

      (Chute frontal semicircular de fora para dentro e chute lateral com a “faca” do pé no peito com a mesma perna de ataque e “sem encostar o pé no

      chão”, seguidos de um chute giratório de 360º fintando com a perna de trás pelas costas (joelho elevado), trocando no “AR” e chutando com o

      “peito” do pé no rosto (PERNA DE APOIO);

 

  2. (Duit Bal) Ap-Bacat Tchagô – Redon Tit Tchagui;

      (Chute frontal com a “sola” do pé no rosto e chute frontal semicircular de dentro para fora da mesma perna de ataque e “sem encostar o pé no

      chão”, seguidos de chute giratório de 360º fintando com a perna de trás (joelho à frente), SALTANDO e trocando no “AR” e atacando pelas costas

      em forma de COICE c/ o “calcanhar” do pé no abdômen adversário);

 

  3. (Duit Bal) Furyô-Doliô Tchagô – Timio Mondoliô Tchagui;

      (Chute lateral semicircular c/ a “sola” do pé no rosto e chute lateral com o “peito” do pé no peito sem encostar o pé no chão, seguido de um chute

      giratório de 180º pelas costas SALTANDO c/ a “sola” do pé no rosto adversário);

 

Ataque e Defesa:

 

  • Serão 06 movimentos p/ cada faixa, contendo: 01 ataque c/ soco (mesma perna – mesmo braço) no meio avançando da base AP SOGUI (Kyonumsé), simultaneamente com 01 defesa (faca da mão) – (BASE DUIT KUBI) e finalização com um contra-ataque LIVRE + TORÇÃO + QUEDA, sendo estes, 03 movimentos de mãos e 03 de pernas (todos na base JUNTCHUM SOGUI);

 

Precisão:

 

  • Chutes: TORGUÊ DOLIÔ TCHAGUI & TIMIO MONDOLIÔ TCHAGUI (máximo de 03 (três) tentativas com cada perna;

 

Habilidade e Reflexo:

 

  • Seqüência de chutes variados LIVRES na raquete na linha da cintura e rosto sem parar num período de 1’ (minuto) e em movimento (simulação de luta);

 

Luta:

 

  • Mínimo de 02 lutas – um contra um;

  • Mínimo de 01 luta contra 02 adversários;

 

Quebramento:

 

  • Dois chutes “saltando e/ou girando” e de livre escolha, sendo um de frente / lado e outro giratório;

 

Aula Demonstrativa:

 

  • O candidato deverá ensinar passo a passo um movimento de defesa e outro de ataque de mão + bases diferenciadas p/ um convidado da platéia;

Conhecimentos Gerais:

 

Juramento do Taekwondo

 

Eu prometo,

 

  • Observar as regras do Taekwondo;

  • Respeitar o Instrutor e meus Superiores;

  • Nunca fazer MAU uso do Taekwondo;

  • Ser campeão da liberdade e Justiça;

  • Construir um mundo mais pacífico.

 

Espírito do Taekwondo

 

  • Cortesia;

  • Integridade;

  • Perseverança;

  • Autocontrole;

  • Espírito Indomável.

Faixa Vermelha Ponta-preta (1º Gub) p/ Faixa Preta (1º Dan)

 

Poomsae:

 

  • Kibon Donjak nº 1

  • Tae Guk Pal Jang (1º Gub);

  • Tae Guk Tchil Jang (2º Gub);

  • Koryô Poomsae (1º Dan);

  • Poomsae(s) Colorida(s) Adicional(is) Aleatório(s);

 

Técnicas de Mãos (Son Kisul):

 

  • Candidatos à Faixa-Preta deverão saber as nomenclaturas e todas as técnicas de mãos da faixa Branca – 10º Gub até a faixa Verde – 6º Gub (serão exigidas 02 técnicas aleatórias de cada graduação);

  • Todos os candidatos deverão executar as bases, movimentos e lados solicitados pelo locutor;

 

Técnicas de Pernas (Bal Kisul):

 

  1. Timio Ap Bal Duban Dolio Tchagui;

      (chute lateral duplo c/ o “peito” do pé na cintura e no rosto adversário “sem encostar o pé no chão” SALTANDO c/ a perna da frente);

 

  2. Timio Ap Bal Duban Yop Tchagui;

      (chute lateral duplo c/ a “faca” do pé na cintura e no rosto adversário “sem encostar o pé no chão” SALTANDO c/ a perna da frente);

 

  3. Timio Ap Bal Dubal Bandal-Dolio Tchagui;

      (chute diagonal semicircular c/ o “peito” do pé na cintura e no rosto adversário (pedalada) “sem encostar o pé no chão” SALTANDO c/ a perna da

      frente);

 

Técnicas de Pernas Combinadas (Bal Kisul Derion):

 

  1. Candidatos à Faixa-Preta deverão executar 10 tipos de chutes distintos p/ cada lado sem sair do lugar (serão dados 03 comandos p/ cada chute), além de chutes em deslocamento (sequência pré-determinada) como segue abaixo:

  2. Bandal Tchagô, Doliô Tchagô, Torguê Doliô Tchagui (03 comandos – ida e volta);

  3. Dubal Tchagô (Narê), An Tchagô, Timio Tora Tit Tchagui (03 comandos – ida e volta);

  4. Doliô Tchagô, Mirô Tchagô, Mondoliô Tchagui (03 comandos – ida e volta);

 

Ataque e Defesa:

 

  • Serão 06 movimentos p/ cada faixa, contendo: 01 ataque DIRETO c/ soco (mesma perna – mesmo braço) no meio avançando da base NARANI JUMBI, simultaneamente com 01 defesa (faca da mão) – (BASE DUIT KUBI) e finalização com um contra-ataque LIVRE + TORÇÃO + QUEDA, sendo estes, 03 movimentos de mãos e 03 de pernas (todos na base JUNTCHUM SOGUI);

 

Murup Kyorugui:

 

  • Defesa Pessoal Ajoelhado (06 exemplos);

 

Precisão:

 

  • Chutes: DOLIÔ TCHAGUI & MONDOLIÔ TCHAGUI (máximo de 03 (três) tentativas com cada perna – SEM OLHAR (OLHOS VENDADOS);

 

Equilíbrio:

 

  • AP (frente) / YOP (lado) / TIT TCHAGUI (atrás) - (s/ pôr o pé no chão – direto c/ a perna direita);

  • AP (frente) / YOP (lado) / TIT TCHAGUI (atrás) - (s/ pôr o pé no chão – direto c/ a perna esquerda);

Habilidade e Reflexo:

 

  • Seqüência de chutes variados LIVRES na raquete na linha da cintura e rosto sem parar num período de 1’ (minuto) e em movimento (simulação de luta);

 

Luta:

 

  • Mínimo de 02 lutas – um contra um;

  • Mínimo de 01 luta contra 02 ou mais adversários;

  • Mínimo de 02 lutas usando protetor de Tórax (Hogú Kyorugui);

 

Quebramento:

 

  • Dois movimentos de livre escolha, sendo um de mão / e outro duplo c/ as pernas;

 

Aula Demonstrativa:

 

  • O candidato deverá ensinar passo a passo um movimento de defesa e outro de ataque de mão + bases diferenciadas e uma seqüência de chutes variados e diferenciados p/ um convidado da platéia;

 

Conhecimentos Gerais:

 

Juramento do Taekwondo

 

Eu prometo,

  • Observar as regras do Taekwondo;

  • Respeitar o Instrutor e meus Superiores;

  • Nunca fazer MAU uso do Taekwondo;

  • Ser campeão da liberdade e Justiça;

  • Construir um mundo mais pacífico.

 

Espírito do Taekwondo

 

  • Cortesia;

  • Integridade;

  • Perseverança;

  • Autocontrole;

  • Espírito Indomável.

 

Juramento Família AMBFIGHT

 

         Eu, (recitar seu nome completo em voz alta) juro,

 

  • Ser sensato em todas as minhas decisões;

  • Focar sempre nos meus objetivos e ideais de vida;

  • Prosperar o meu caminho através do conhecimento;

  • Respeitar e defender os propósitos da minha Família Taekwondo;

  • Honrar a confiança dos meus Familiares, dos meus Amigos e do meu Mestre.

 

Currículo dos Exames dos Faixas Pretas

 

Poomsae:

 

P/ PRETA 2º DAN (Koryô / Pal Jang / Keumgang)

P/ PRETA 3º DAN (Keumgang / Koryô / Tae Beck)

P/ PRETA 4º DAN (Tae Beck / Keumgang / Pyongwon)

Técnicas de Mãos:

 

  • Candidatos à Dans deverão saber as nomenclaturas e todas as técnicas de mãos da faixa Verde Ponteira-Azul – 5º Gub até a faixa Vermelha – 2º Gub (serão exigidas 02 técnicas aleatórias de cada graduação);

  • Todos os candidatos deverão executar as bases, movimentos e lados solicitados pelo locutor;

 

Técnicas de Pernas:

 

  • Candidatos à Dans deverão executar 10 tipos de chutes distintos p/ cada lado sem sair do lugar (serão dados 03 comandos p/ cada chute), além da sequência pré-determinada, como segue abaixo:

  • Timio Ap-bal Bandal Tchagô, Tora Tit Tchagô, Timio Mondoliô Tchagui (03 comandos – ida e volta);

  • Duban Doliô Tchagô, Timio Ap-bal Bacat Tchagô, Torguê AN Tchagui (03 comandos – ida e volta);

  • Redon Tit Tchagô, Timio Ap-bal Doliô Tchagô, Mondoliô Tchagui (03 comandos – ida e volta);

 

Ataque e Defesa:

 

  • Serão 06 movimentos p/ cada faixa, contendo: 01 ataque DIRETO c/ soco (mesma perna – mesmo braço) no meio avançando da base NARANI JUMBI, simultaneamente com 01 defesa (faca da mão) – (BASE DUIT KUBI) e finalização com um contra-ataque LIVRE + TORÇÃO + QUEDA, sendo estes, 03 movimentos de mãos e 03 de pernas (todos na base JUNTCHUM SOGUI);

 

Murup Kyorugui:

 

  • Defesa Pessoal Ajoelhado (05 exemplos);

 

AnDjá Kyorugui:

 

  • Defesa Pessoal Sentada (05 exemplos);

 

Precisão:

 

  • Chutes: TORGUÊ DOLIÔ TCHAGUI & TIMIO MONDOLIÔ FURIÔ TCHAGUI (máximo de 03 (três) tentativas com cada perna – SEM OLHAR (OLHOS VENDADOS);

 

Raquete (Resistência – 01):

 

  • Seqüência de chutes Dubal Bandal Tchagui (Narê Tchagui – mínimo de 50 chutes sem parar no período de 30" (segundos) e sem sair do lugar);

 

Habilidade e Reflexo:

 

  • Seqüência de chutes variados LIVRES na raquete na linha da cintura e rosto sem parar num período de (1’) minuto e meio sem parar e em movimento (simulação de luta);

Luta:

 

  • Mínimo de 02 lutas – um contra um;

  • Mínimo de 01 luta contra 02 ou mais adversários;

  • Mínimo de 02 lutas usando protetor de Tórax (Hogú Kyorugui);

 

Quebramento:

 

  • Dois movimentos de livre escolha, sendo um de mão / e outro duplo c/ as pernas;

 

Aula Demonstrativa:

 

  • O candidato deverá ensinar passo a passo um movimento de defesa e outro de ataque de mão + bases diferenciadas e uma seqüência de chutes variados e diferenciados p/ um convidado da platéia;

Movimentos Iniciais dos Ataques e Defesas

 

Descrição:

 

Atacante:

 

  1. Posição inicial: Narani Jumbi (posição de preparação c/ pés paralelos);

  2. Posição de ataque: Kyorugui Jumbi (posição de luta) – perna direita atrás e com as duas mãos em punho serrado na posição de defesa no meio (Palmok monton maki);

  3. Avanço com a perna direita e ataque com soco do mesmo lado, no meio ou acima (tórax ou rosto) na base de ataque – Orun Ap Kubi (Palmok Monton ou Olgul Tchirigui);

 

Defensor:

 

  1. Posição inicial: Narani Jumbi (posição de preparação c/ pés paralelos);

  2. Recuo com perna direita na base Ap Kubi (frente estendida) ou Duit Kubi (lateral em “L”) simultaneamente defendendo com o antebraço e a faca da mão esquerda no meio ou acima (Sonnal Monton Maki ou Batanson Mirô Maki, Nulô Maki, Olgul Maki);

  3. Finalização com um contra-ataque (contragolpe) com ou sem queda, e de acordo com a graduação atual, utilizando-se inicialmente da base Jumtchum Sagui (posição do Cavaleiro);

bottom of page